Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

Europa Ocidental X Europa Oriental

Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracteriam por apresentarem uma economia de mercado consolidada.

Economia de Mercado: A maior parte da produção econômica(de bens e serviços) é resultante de empresas privadas:fábricas, comércios, prestação de servisos são controlados por cidadãos particulares.Ou seja, as empresas do setor privado detêm a maior parcela dos meios de produção.
O estado só vai interferir na atividade econômica para atender setores, como: educação, saúde, transporte, segurança, etc.

Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.Atualmente são ecnomias de transição, que não têm uma economia de mercado totalmente consolidada.

Economia Planificada:A prosução econômica é dirigida pelo estado. Fábricas, comércio e serviços são controlados por empresas estatais e os trabalhadores são funcionários do governo.
Neste sistema a produção econômica é planejada por um órgão central do estado, visando atender as necessidades sociais que este órgão centralizador planejou.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com alguns erros e falta de letras, fota isso está ótimo

    ResponderExcluir
  3. Bom , Bom , Todas As Informaçoes Do Meu Livro .
    By : Kenedy

    ResponderExcluir
  4. Não entendi porque a citação "Capitalismo" com relação ao "Ocidental" E a China, como ficaria nessa história ?

    ResponderExcluir
  5. Só queria saber quem é mais rico dos dois aí.

    ResponderExcluir