Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

União Européia

A União Européia ou programa de unificação continetal foi iniciada com seis países, com o nome Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Européia (CEE). Ela foi criada com o objetivo de garantir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre seus países membros.
Em 1994 o MCE passou a se chamar União Européia (UE). A UE têm o objetivo de construir uma unidade política, econômica, monetária e militar na Europa.
O enorme êxito da União Européia tem contribuido para o aumento da importância econômica da Europa e tem reduzido a interferência norte-americana na região.

TRATADO DE MAASTRICHT:

Em 1991 os países membros do MCE, assinaram uma tratado com o objetivo de reforçar a integração européia com a unificação monetária e um futuro sistema único de defesa. A nova moeda adotada por 15 países membros foi o euro.

Europa Ocidental X Europa Oriental

Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracteriam por apresentarem uma economia de mercado consolidada.

Economia de Mercado: A maior parte da produção econômica(de bens e serviços) é resultante de empresas privadas:fábricas, comércios, prestação de servisos são controlados por cidadãos particulares.Ou seja, as empresas do setor privado detêm a maior parcela dos meios de produção.
O estado só vai interferir na atividade econômica para atender setores, como: educação, saúde, transporte, segurança, etc.

Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.Atualmente são ecnomias de transição, que não têm uma economia de mercado totalmente consolidada.

Economia Planificada:A prosução econômica é dirigida pelo estado. Fábricas, comércio e serviços são controlados por empresas estatais e os trabalhadores são funcionários do governo.
Neste sistema a produção econômica é planejada por um órgão central do estado, visando atender as necessidades sociais que este órgão centralizador planejou.

Critérios de divisão da Europa


Critérios Fisiográficos: Privilegiam a localização geográfica e as características dos elementos naturais, como: o relevo, vegetação, clima, rios,etc. Esse critério devide a Europa em: Europa Setentrional, Europa Meridional, Europa Ocidental, Europa Oriental e Europa Central.


Critérios Político-econômicos: Privilegiam os elementos culturais, históricos, econômicos, a industrialização,etc. Ele divide a Europa em Europa Oriental e Europa Ocidental.

Europa- Aspéctos Físicos

A Europa é um continente extremamente pequeno.
Nele a um grande número de povos e idiomas e foram registrados o maior número de guerras em todo o mundo.

População Européia:
O aumento populacional da Europa resulta do crescimento natural (maior número de nascimentos do que de mortes) e da migração líquida (maior número de pessoas entrando do que saindo do continente).

Vegetação:

Floresta Temperada: É encontrada ao sul da floresta Boreal.
Estepes: É encontrado ao sul da floresta Temperada.
Vegetação Mediterrânea: É encontrada na porção sul do continente europeu.
Tundras: é encontrada em áreas de clima subpolar ou ártico.
Floresta Boreal ou Coníferas: é encontrada na porção norte do continente europeu.

Clima:

Temperado continental: A quantidade de chuva é menor em relação ao clima temperado oceânico e as amplitudes térmicas são altas.

Subpolar ou ártico: é caracterizado por apresentar duas estações do ano: o inverno e o verão.

Mediterrâneo: é formado por verões quentes(secos) e inverno (chuvoso) mais ameno.

Clima de Montanha: Encontra-se em áreas montanhosas e é caracterizado por invernos rigorosos com precipitações de neves e geadas e chuvas bem distribuídas durante o ano.

Temperado oceânico: Há ocorrência de chuvas constantes com maior incidência no inverno e na primavera, com temperaturas mais amenas.

Relevo:
Há grandes áreas de planícies, altas cadeias de montanhas e alguns planaltos, em especial o Central Russo e o do Volga.